DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 18 de agosto de 2012

Mais uma vitória em Viana!

Decisão do Tribunal Administrativo viabiliza tourada domingo em Viana do Castelo

 O Tribunal Administrativo e Fiscal  de Braga viabilizou a tourada de domingo em Viana do Castelo, ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município  no recurso que este apresentou.

Na prática, esta decisão, divulgada esta sexta-feira pela autarquia, permite a realização  da tourada, na freguesia de Areosa, Viana do Castelo, organizada pela federação  "Prótoiro", apesar de a câmara insistir que a instalação daquela arena amovível,  para 3.300 pessoas, foi feita em terrenos de "elevado valor paisagístico".

"Esta decisão  [do tribunal] não vai produzir qualquer resultado porque  a tourada é no domigo. Ou seja, estamos a assistir a um atentando ambiental  grave, sem que ninguém faça nada. Estou perplexo", afirmou hoje o autarca  José Maria Costa. 

No recurso interposto na segunda-feira contra a primeira decisão do  tribunal, que viabilizava a tourada, a Câmara alegava tratar-se de uma "violação  grave" do Plano Diretor Municipal (PDM), que não permite a instalação de  qualquer estrutura naqueles terrenos, mas também da Reserva Ecológica Nacional  e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira. 

"Além de uma violação grave da Rede Natura 2000, terrenos classificados  pela União Europeia, o que vai motivar a nossa queixa às instâncias comunitárias",  explicou José Maria Costa. 

A corrida de touros do próximo domingo vai decorrer na Veiga de Areosa  e é organizada pela federação "Prótoiro", que se propõe acabar com a "censura  cultural" que afirma acontecer em Viana do Castelo desde 2009, ano em que  o município aprovou a declaração "antitouradas", apenas com os votos favoráveis  do PS. 

"Hoje, o tribunal não decidiu, adiou uma decisão. Durante este tempo  há uma lesão grave de espaços ambientais, que até já foram terraplanados  para a instalação de parques de estacionamento automóvel, e ninguém faz  nada", apontou ainda o autarca de Viana do Castelo. 

Estão já previstas para domingo, em Viana do Castelo, duas manifestações  "antitouradas", autorizadas pela Câmara, mas José Maria Costa garante que  não participará em nenhuma delas, contrariamente ao autarca anterior, Defensor  Moura - que propôs e aprovou a abolição das touradas em 2009 -, que já confirmou  a presença. 

"Da nossa parte fizemos o que podíamos. A partir de agora acho que podemos  arrumar os planos de ordenamento porque não são para cumprir", lamentou  ainda José Maria Costa. 

Lusa/Sic