DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 26 de agosto de 2012

Alter do Chão: Forcados e Filipe Gonçalves, os heróis da noite! (C/Fotos)
























Em Alter do Chão a noite de Sábado foi dos forcados da terra e de Filipe Gonçalves.
Vamos por partes: A noite era de “adeus” ao valente cernelheiro e cabo dos Amadores de Alter do Chão, João José Saramago.
Uma despedida em beleza, com uma valente cernelha ao segundo toiro da noite (todos Charrua), sendo rabejador o novo cabo, Elias Santos. Em grande a cernelha e a emotiva despedida de um rapaz que tudo deu ao grupo, sempre discreto, mas valente como as armas!
Abriu praça para o grupo Diogo Bilé que esteve enorme, seguiu-se a cernelha e para o terceiro da noite foi para a cara o novo cabo Elias Santos, que vinha, como já mencionámos, de uma grande cernelha na despedida do “velho” cabo.
As pegas continuaram a efectuar-se à primeira. Seguiu-se Nuno Basso que pegou sem dificuldades, a recuar bem na cara do oponente e depois, seguiram-se as duas “rolhas” da noite.
Jorge Nagdy ao segundo intento, após acreditar e com um valente par de braços, fechando a noite noutra grande e emotiva pega António Adegas.
Êxito para os forcados numa noite para recordar.
Quanto aos cavaleiros, Rui Salvador andou esforçado no primeiro, um andarilho que não se fixava e fez aquilo que podia perante o toiro. Registamos dois curtos de grande entrega, com o selo e a raça da casa.
No segundo, outro coirão, Salvador andou sem grandes alardes, cravou a ferragem da ordem e no final não deu volta.
Filipe Gonçalves andou em bom plano no primeiro, mas foi no segundo que fez, talvez, a actuação mais séria da sua vida. Acreditem!
Um toiro que não humilhava, sério e que pedia importância, teve por diante um toureiro de verdade e encastado. O par de bandarilhas é, com toda a certeza o seu melhor par de sempre (eu, pelo menos, vi muito poucos assim). Valente e decidido, Filipe sagrou-se no máximo triunfador da noite.
António Maria Brito Paes voltou a estar correcto e limpo em Alter. Duas actuações pautadas pela entrega, pela eleição dos terrenos e sortes ajustadas.
Andou em plano de toureiro e o público sentiu a sua entrega.
Dirigiu Lourenço Lúzio, foi cornetim Nuno Narciso, nesta noite em que os Charruas saíram à praça, tendo ficado a bravura no campo.
Perante cerca de ¾ de casa, a autarquia local, através do presidente Joviano Victorino associou-se à festa de homenagem e despedida do Cabo Saramago, bem como a banda local que interpretou, pela primeira vez um pasodoble dedicado aos forcados da terra.
Um abraço também para Jorge de Carvalho (JC Toiros) pelo magnifico trabalho desenvolvido naquela praça.
Voltamos a Alter dia 22 de Setembro para a “encerrona” do matador de toiros Sérgio dos Santos “Parrita”.

 Fotos:Diário Taurino