DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Municípios com actividade taurina dizem que 'venceu a liberdade' em Viana do Castelo


A entidade que representa os municípios com actividade taurina considerou hoje que «venceu a liberdade» em Viana do Castelo, ao realizar-se, no domingo, uma corrida de toiros naquela cidade minhota com a «praça completamente cheia».
Em declarações à Agência Lusa, Dionísio Mendes (na foto), presidente da secção de municípios com actividade taurina, da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), enalteceu a vitória da «liberdade» e do «gosto popular».
«Eu acho que venceu, sobretudo, a liberdade de nós podermos fazer aquilo que gostamos, sem impor nada aos outros e assumindo um espectáculo que tem a ver com a cultura, com a tradição e que tem a ver com o gosto popular», sublinhou.
Para Dionísio Mendes, que é também presidente do município de Coruche (Santarém), a prova de que as touradas fazem parte da cultura portuguesa foi a «praça cheia» em Viana do Castelo.
«É um exemplo de sucesso, pois, em Viana do Castelo, havia mais de 2.300 espectadores a pagar e, de borla, a protestar, cerca de 300 manifestantes», declarou.
A secção dos municípios com actividade taurina, departamento que está aliado à ANMP, foi criada em Setembro de 2001 e reúne 40 municípios de norte a sul do país.
Dionísio Mendes, que não encontra argumentos para que as corridas de toiros não regressem a Viana do Castelo, em 2013, por se tratar de um espectáculo «a pagar» e em que «só participa quem quer», considerou que o que se passou naquela cidade mostra que há «aficionados de norte a sul do país».
«A prova provada de que há espectadores e vontade para que as corridas se realizem de norte a sul do país é o êxito retumbante que foi essa enchente na praça de toiros da Areosa, em Viana do Castelo», argumentou.
A corrida foi vivida num ambiente «artificialmente hostil», criado com essa «intenção», afiançou, lamentando a «promoção desmesurada e exagerada» por parte de «alguma comunicação social» relativamente às posições antitaurinas, «não dando voz aos que gostam» da festa de toiros.
Os promotores da corrida de toiros realizada no domingo, em Viana do Castelo, presenciada por mais de 2.300 espectadores, afirmaram que foi um «dia histórico» e que o evento vai regressar em 2013.
A corrida de toiros realizou-se após o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga ter viabilizado o espectáculo ao dar cinco dias à organização para se pronunciar sobre os argumentos do município no recurso que este apresentou.
Na prática, esta decisão permitiu a realização da tourada, apesar de a câmara insistir que a instalação daquela arena amovível foi feita em terrenos de «elevado valor paisagístico», numa «violação grave» do Plano Director Municipal (PDM), da Reserva Ecológica Nacional e do Plano de Ordenamento da Orla Costeira.
O município, liderado por José Maria Costa, mantém a declaração aprovada em reunião de câmara a 27 Fevereiro de 2009, de «antitouradas», ou seja, não autorizando a realização de qualquer espectáculo do género em terrenos públicos ou privados.

Lusa/SOL
Foto:D.R.