DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sábado, 9 de agosto de 2014

Tomar/praça cheia: Noite de glória para Rui Salvador! (C/Fotos)

Tomar: Corrida dos 30 anos de alternativa de Rui Salvador. Toureiro lidou seis Murteira Grave e no final foi passeado em ombros pelo seu historial, entrega e dedicação à festa!
Nas cortesias
Vários momentos de uma noite de glória perante o seu público
 A família. A esposa de Rui Salvador, Teresa Magalhães Crespo Salvador
 A mãe e a irmã do cavaleiro de Tomar
A filha de Rui Salvador, Maria Francisca Salvador
 Na arena com o filho Bernardo
Bernardo Salvador a entrar pelo toiro com o pai muito atento. Foto para mais tarde recordar
O fiel amigo de Rui Salvador. O último dos grandes apoderados: José Carlos Amorim
Brinde recheado de cumplicidade. Anos e anos de verdadeira amizade e equipa. Cavaleiro e apoderado.
 A quadrilha que tem acompanhado nos últimos anos o cavaleiro de Tomar: Adriano Marques e José Bartissol, também eles estão de parabéns!
David Gomes era o cavaleiro de "reserva". Cravou bons ferros ao quinto da ordem, na lide a duo, com Salvador
Hugo Teixeira, director do Diário Taurino marcou presença. "Não poderia faltar à festa de um grande amigo, ao momento alto (30 anos de alternativa) de uma figura que muito admiro", disse.
Os Murteira Grave saíram bem e Joaquim Grave foi justamente chamado a dar volta após a lide do quinto da ordem

MAS A NOITE TAMBÉM FOI DOS FORCADOS...
 Amadores de Tomar
 Amadores da Chamusca
Amadores do Aposento da Chamusca

A HOMENAGEM
Num dos corredores da praça, o presidente da assembleia municipal de Tomar juntou-se a Rui Salvador nesta homenagem
No decorrer do intervalo foram entregues lembranças e o cavaleiro foi também homenageado. Na foto com Pipas Salgueiro, cabo do Aposento da Chamusca
No final uma foto de grupo no centro da arena

Redacção:
Ainda e sempre Rui Salvador. Praça cheia na cidade do Nabão para testemunhar 30 anos de alternativa, trinta anos de ferros impossíveis.
Rui Salvador, figura inquestionável da tauromaquia, foi justamente homenageado na sua encerrona ao ver a praça que ostenta o nome de seu saudoso pai, José Salvador, completamente cheia de um público fiel e carinhoso, um público que o tem acompanhado ao longo de mais de 30 anos de carreira.
O município local, através do presidente da Assembleia Municipal de Tomar, órgão máximo que fiscaliza a atividade do executivo, marcou presença e homenageou justamente o filho da terra.
Antes da corrida foi descerrada uma lápide nos corredores da praça para perpetuar 30 anos de glória e ao intervalo foi homenageado pelas gentes da festa e por vária entidades, para depois, no final da corrida, ser justamente passeado em ombros.
O homem dos “ferros impossíveis”, como justamente é conhecido, ao longo da sua encerrona partilhou brindes sentidos, desde familiares (filhos, esposa, mãe e irmã), ao mais fiel dos apoderados deste país e seu amigo, José Carlos Amorim.
Aliás, nunca é demais sublinhar que Amorim é um Senhor, há décadas com Salvador, o herdeiro do trono dos apoderados, da seriedade, do trato e da fidelidade.
Os toiros de Murteira Grave cumpriram bem, ajudaram à festa, tendo sido o ganadero chamado para dar volta a pós a lide do quinto da ordem
A Salvador, juntaram-se para lidar o quarto e quinto da noite, Bernardo Salvador e David Gomes.
O Bernardo “ajudou” o pai a cavalgar o êxito, mostrou vontade de seguir as pisadas e arrancou grandes ovações, ao passo que David Gomes, cavaleiro sobressaliente, também deixou bons pormenores e recriou-se na lide a duo.
Uma festa bonita, uma festa onde Rui Salvador esteve sempre entregue, colocando em cada atuação a sua raça, determinação e alma de leão!
Em cada ferro uma história, em cada momento mais de 30 anos de maestria.
Entre os vários bandarilheiros que atuaram, destacamos a sua “tradicional quadrilha”, José Bartissol e Adriano Marques. Isto já para não dizer que estava numa contra barreira a assistir outro grande amigo, peão de brega de confiança de Rui Salvador durante 27 anos, o João Silva.
Foi bonito!
De destacar ainda que os três grupos em praça pegaram com galhardia. Pelo grupo de Tomar foram solistas, ambos ao primeiro intento, João Oliveira e Fernando Jesus.
Pelos Amadores da Chamusca Luís Isidro à segunda e Ricardo Silva à primeira.
Já pelos Amadores do Aposento da Chamusca pegaram Francisco Montoya à primeira e Francisco Sotto Barreiros ao segundo intento.
Não poderíamos fechar este apontamento sem falar dos cavalos que passaram pela encerrona de Rui Salvador.
Primeiro toiro: Viajante, Vice Rei e Diamante; Segundo toiro: Belmonte e Atrevido; Terceiro toiro: Zahasta e Assim assim; Quarto toiro: Rincon, Vip, Viajante; Quinto toiro: Viriato, Xairel e Viajante; Sexto toiro: Zorro, Vice Rei e Diamante.
Dirigiu o festejo com grande competência o grande aficionado, Dr. Rogério Joia.
Obrigado, Rui Salvador.
Parabéns!

Nota: A não perder no seu blog, dentro de momentos, as gentes da festa em Tomar, Lisboa e Alpalhão. Até já!