DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cabo de Portalegre esclarece polémica das cebolas



De Francisco Paralta, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, recebemos este comunicado sobre a corrida do dia 13 de setembro (ler outra notícia num outro post), naquela cidade alentejana.Francisco Paralta explica todos os motivos que o levam a não querer pegar nessa data com grupos da região.
O comunicado, já a seguir:

Caros aficionados
Venho de forma curta e direta informar-vos da situação que se tem passado em Portalegre. Penso que seja importante referir em primeiro lugar que não há e nunca houve qualquer desentendimento entre a empresa Toiros e Tauromaquia de António Manuel Cardoso e o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre (GFAP).
Tenho a informar que desde que pegou na praça José Elias Martins, António Manuel Cardoso tem sido sempre correto com o Grupo e sempre nos tem envolvido na montagem dos cartéis, perguntando sempre a opinião do GFAP, uma atitude que nos deixa muito honrados.
Foi nesse mesmo sentido que o GFAP se manifestou, em primeiro lugar em relação aos 3 grupos,
respondendo que não aceitaria pegar, decisão que tem sido mantida ao longo dos anos com todos os empresários. Em segundo surge o assunto relacionado com os grupos do distrito de Portalegre.
Em relação a esse assunto penso que tenha sido iniciada uma polémica através de um mal entendido.
1-É verdade que disse à empresa Toiros e Tauromaquia que o Grupo de Portalegre não pegaria com nenhum Grupo do distrito na presente corrida de dia 13 de setembro, não disse que seria sempre assim e que em futuras corridas na nossa praça isso não possa acontecer, mas para isso a atitude dos Grupos da região para com o Grupo de Portalegre terá de ser de respeito e de amizade.
2- Explicando o ponto anterior, o GFAP toma essa postura porque quando em Outubro de 2013 montou o Bolsin Pedro Belacorça poderia, assim como todos os Grupos fazem, ter exigido trocas, mas preferiu na base da amizade entre os Grupos do distrito montar algo que fosse benéfico para todos, um convívio entre todos os Grupos, algo em que todos se divertissem e que todos os forcados da região homenageassem o nosso amigo e forcado Pedro Belacorça.
No presente ano, sabendo que seria um ano complicado de corridas abordei alguns cabos, numa conversa amigável enquanto convivíamos, sobre a hipótese de se lembrarem do Grupo de Portalegre em alguma das corridas em que teriam influência. Como é óbvio não ficou nada acordado, mas quando existe amizade não se faz contratos, dá-se de bom gosto como o GFAP fez no Bolsin. Como essa postura voluntaria não esteve presente na temporada de 2014 por parte dos Grupos do distrito, exceto por parte do GFA Arronches que colaborou na participação do GFAP num festival em Arronches, penso que o Grupo de Portalegre esta em perfeitas condições de tomar esta postura em relação à corrida de dia 13 de Setembro.
3- Quero que fique bem claro que o GFAP não tem nada contra nenhum Grupo do distrito, apenas tomou uma postura sobre a corrida de dia 13, que assumo como cabo, após conversa com antigos e atuais elementos do Grupo. O Grupo de Portalegre é o Grupo mais antigo do distrito, leva muitas pessoas às praças em que pega, penso que, na minha opinião anda de forma digna e humilde na festa e como tal merece respeito por parte de todos os Grupos. Espero assim que não fique nenhum mal-entendido.
4- Por ultimo e o mais importante, terei de pedir desculpa ao Grupo de Alter, em nome pessoal e em nome do GFAP, pela situação causada, é uma postura que estamos a tomar em relação à presente corrida, num futuro mais próximo esperemos partilhar noites e tardes de glória com todos os Grupos (Alter, Arronches, Monforte e Elvas).
Que a sorte se reparta por todos.
Francisco Paralta
GFAPortalegre