DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Começou o ataque: BE apresenta proposta para proibir subsídios a touradas


O BE/Açores vai apresentar uma proposta no parlamento regional para proibir "o subsídio por dinheiros públicos à realização de atividades taurinas", disse à Lusa a deputada Zuraida Soares.
Contactada para pronunciar-se sobre a recomendação da ONU a Portugal para limitar a participação de crianças, a deputada bloquista referiu que o partido vai promover uma iniciativa coincidente com o relatório do Comité dos Direitos das Crianças das Nações Unidas.
Zuraida Soares recordou que o BE/Açores considera que "maltratar animais em público para gáudio de uma assistência não é compatível com os padrões civilizacionais avançados", quer seja essa prática "vivenciada por crianças, adolescentes ou adultos", considerando "ainda mais grave quando é subsidiada por dinheiros públicos".
"Em conformidade com esta posição, e correspondendo ao estipulado na última Convenção Regional do BE/Açores, realizada em janeiro, está a Representação Parlamentar do Bloco de Esquerda mandatada para apresentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um projeto de Decreto Legislativo Regional que proíba o subsídio por dinheiros públicos à realização de atividades taurinas com carácter comercial", referiu.
Os restantes grupos parlamentares da Assembleia Legislativa açoriana dividem-se sobre a questão. O PCP referiu ser, como o BE, contra as manifestações tauromáquicas, e o PSD e o PPM disseram ser a seu favor, mas todos recusaram qualquer iniciativa parlamentar no seguimento da recomendação da ONU. Já PS e CDS optaram por não definir qualquer posição.
Aníbal Pires, do PCP/Açores, lembrou que apresentou, na legislatura anterior, uma proposta que, recusada pela maioria dos deputados, visava a proibição da entrada a menores de 16 anos nas touradas de praça.
Embora referindo estar "atento" à posição do comité da ONU, o deputado comunista referiu que a questão não é "prioritária".
Já o PSD e o PPM açorianos têm uma posição favorável à cultura taurina, recusando a apresentação de qualquer proposta legislativa, tendo o grupo parlamentar social-democrata justificado tal posição com a intervenção do deputado António Ventura proferida no âmbito da apreciação da iniciativa comunista na legislatura anterior.
"O espectáculo tauromáquico de corrida de touros é um património cultural da ilha Terceira, mas também começa a ser dos Açores", considerou então o deputado social-democrata.
Paulo Estevão, do PPM, disse "subscrever na íntegra" o comunicado da Federação Portuguesa das Associações Taurinas que acusa de "preconceituosas e despropositadas" as recomendações do relatório da ONU.

(DN/ Lusa)
Foto:D.R.