DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Polémica de regresso: “Participação de crianças em touradas precisa de estudo sério”- Comissão de Proteção de Crianças



O presidente da Comissão de Proteção de Crianças defende a realização de um estudo sério e aprofundado sobre a participação de menores em touradas, depois de as Nações Unidas terem recomendado a Portugal medidas mais restritivas nesta matéria.
«Parece-me que devemos debruçar-nos sobre este problema de forma séria e profunda, ouvindo todas as pessoas interessadas», declara Armando Leandro (foto ao lado) em entrevista à agência Lusa.
O Comité dos Direitos das Crianças das Nações Unidas (ONU) recomendou no início do mês a Portugal que tome medidas para restringir o acesso de menores a touradas, nomeadamente elevando a idade a partir da qual é permitido assistir ou atuar nestes espetáculos.
O responsável da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR) admite que o tema foi recebido com surpresa em Portugal, adiantando tratar-se de uma questão «pouco explorada e estudada».
Por isso, Armando Leandro adianta à Lusa que pretende propor à Comissão a realização de um estudo «sério sobre a realidade portuguesa».
Para o presidente da CNPCJR é preciso apurar com que idades as crianças costumam assistir aos espetáculos tauromáquicos e com que idades entram nas escolas taurinas.
«Depois é preciso averiguar as consequências para as crianças, do ponto de vista do seu desenvolvimento e bem-estar e, a partir desses dados, refletir quais as disposições legais e administrativas a tomar», diz.
A legislação portuguesa estabelece os 12 anos como idade mínima para atuar em espetáculos tauromáquicos e os seis anos para assistir, idades que a ONU considera inadequadas, instando Portugal a alterar a lei.
O relatório que serviu de base às recomendações das Nações Unidas, elaborado pela organização internacional Franz Weber, diz que há em Portugal 12 escolas onde crianças aprendem a tourear e denuncia vários casos em que aquelas idades não são respeitadas.
Armando Leandro sublinha que a legislação portuguesa prevê sempre a existência de autorização
por parte das comissões de proteção de crianças e jovens para que os menores possam atuar nestes eventos.
Contudo, segundo o responsável, as recomendações da ONU colocam novos problemas: «É algo que nos deve preocupar. Portugal vai naturalmente refletir sobre elas em consonância com os valores e os princípios que norteiam a nossa cultura e a nossa legislação».
Admitindo que o estudo deste tema vai gerar polémica, Armando Leandro ressalva que não está em causa a legitimidade das touradas enquanto aspeto cultural, mas sim a obrigação de garantir os direitos das crianças.
Questionado sobre se, no seu entender, a participação em touradas é perigosa para as crianças, o presidente da CNPCJR afirmou não ter conhecimento científico suficiente para uma análise aprofundada.
Contudo, adiantou, que «dada a desproporção entre a força do animal, mesmo que pequeno, e o desenvolvimento da criança» haverá algum risco.
«Parece-me evidente que pode haver um perigo para a criança. A lei só permite [a participação em espetáculos] com animais a partir dos 12 anos e desde que o representante legal esteja também a acompanhar. É evidente que uma situação destas pode envolver perigo físico e psicológico», acrescenta.
Armando Leandro afirma desconhecer oficialmente a existência de acidentes envolvendo crianças e touradas, mas admite conhecer relatos de casos através da comunicação social: «É preciso averiguar se esses acidentes se verificaram, porquê, como e com que consequências».
Portugal tem até à próxima avaliação das Nações Unidas, dentro de cinco anos, para apresentar trabalho nesta matéria, um prazo que Armando Leandro acredita que será cumprido.
«Vou propor à comissão que nos pronunciemos sobre isto de uma forma séria, pertinente e que não pode ser lenta na medida em que estão em causa direitos das crianças [...].Devemos debruçar-nos sobre isto com seriedade e rapidez, a rapidez possível para a obtenção de dados suficientes e objetivos».

TVI 24/LUSA
Fotos/imagem:D.R.