DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Emoção até às lágrimas. Jacobo Botero já é Doutor! (C/Fotos)

 O sonho tornou-se realidade. Rui Fernandes a conceder a alternativa a Jacobo Botero. Campo Pequeno, 05 de junho, de 2014.
 O brinde a Rui Fernandes o obreiro da concretização do sonho do menino colombiano
Muito emocionado e feliz. Jacobo Botero não conseguiu esconder as lágrimas no toiro da alternativa. Triunfou e passeou por Lisboa as bandeiras dos países que mais ama: Portugal e Colômbia.

 redacção:
Emoção, casa esgota (parabéns mais uma vez à empresa), broncas e olésEm Lisboa houve de tudo!
A alternativa de Jacobo Botero, no Campo Pequeno, foi recheada de emoção, lágrimas, alegrias, mas acima de tudo de orgulho.
O menino que um dia eu vi tourear em Alagoa (Portalegre) numa brincadeira taurina já é doutor.
O menino que fez as malas aos 8 anos e partiu da Colômbia para Portugal, para residir e aprender o ofício com Rui Fernandes, já é doutor.
Jacobo emocionou-se durante a lide do toiro da alternativa e eu também. Puxa Jacobo, és um HOMEM como há poucos e ao escrever estas linhas já estou outra vez prontinho para derramar uma lágrima.
No conjunto das suas duas atuações esteve em bom plano, principalmente no seu segundo, nas bandarilhas curtas. No toiro da alternativa entrou determinado e cravou à porta gaiola o primeiro ferro da noite.
 Depois executou uma lide em crescendo, mas foi no seu segundo, perante um toiro de António Charrua com som (infelizmente não dava mais por arrastar as patas (falta de força à mistura) e já vamos falar deste tema que deu bronca durante a noite) que Jacobo brilhou bem alto. A Colômbia tem um novo toureiro e Portugal o orgulho de ter por cá um menino, um toureiro que apreendeu e adotou a nossa pátria como sua.

Gritos e broncas à moda de Lisboa

Antes de falar dos êxitos também alcançados por Rui Fernandes e Diego Ventura, principalmente na bronca que a direção do festejo (Pedro Reinhardt e o veterinário Carlos Santos) poderia ter evitado no Campo Pequeno com os toiros de António Charrua, irregulares de apresentação e escassos de forças.
lide a duo, temos que abordar a
Perante casa esgotada e com um grande esforço para promover espetáculos de qualidade no sentido de atrair mais público à primeira praça do país, que bem precisa desse apoio, o bom senso deveria reinar, mas nem sempre foi assim, infelizmente.
O primeiro toiro de Ventura estava a ser lidado e de repente toca para ser recolhido... Todos viram que o toiro tinha saído à praça com problemas (combalido dos quartos traseiros), mas foi preciso ver a lide chegar a quase a meio para mandar o toiro para dentro. Resultado: Fomos para intervalo, uma bronca do outro mundo, toiro considerado lidado, conforme refere o regulamento. De salientar que este toiro (o mais pequeno de todos) esteve para ser o sobrero, mas durante o sorteio saltou para a ribalta por “obra e graça do espírito santo…”
Após o intervalo, seguiu-se Rui Fernandes e após uns ferros…toiro para dentro!
Nova bronca e tudo aos gritos…O primeiro toiro que foi para dentro ainda posso fazer um esforço para perceber a decisão, agora o toiro de Rui Fernandes…Não entendo!
Com bandarilhas nos costados, os toiros, segundo o regulamento, estão lidados e de repente, após a situação ocorrida com Fernandes, pairou a ideia que a corrida seria apenas de quatro toiros…
Com o excesso de zelo e precipitação por parte da direção do festejo, a situação agudizou-se e provocou reuniões de emergência na trincheira. Decidiu então a empresa e os toureiros (Ventura e Fernandes), tourear o sobrero para acalmar as hostes e “salvar” a noite que era de festa e casa esgotada.
Se não fosse, depois, a grande lide de Botero (segundo toiro) e a fantástica lide a duo de Fernandes e Ventura, a noite poderia ter acabado em tragédia. Acreditem!
Para fechar este dossier, fica a interrogação: O toiro lidado a duo (sobrero) levou ferros e ferros, galopou, fez tudo e mais alguma coisa a cavaleiros e forcados e estava como sobrero porquê? Porque era bom, tinha apresentação e tinha força? Coisas desta festa e de um livro qualquer de tauromaquia que ainda não li…

Fernandes & Ventura, uma “sociedade” de sucesso

Nos toiros que lidaram a sós ambos os toureiros mostraram bons pormenores de brega, brilharam a
ladear e pela forma como embeberam os astados nas garupas ao correr das tábuas.
Só não percebi os motivos que levaram à ausência de música na lide completa e a solo de Ventura, mas as polémicas já iam tão avançadas que esta foi apenas mais uma.
No meio toiro que lidaram cada um e quando estavam a começar a galvanizar o público, os respetivos toiros foram para dentro e ficamos assim…sem saber o que poderia vir a acontecer. Tudo caminhava para o triunfo, mas…
Na lide a duo, foi um espanto. Os dois estiveram em grande!
Boa preparação das sortes, bons remates, ferros cravados de alto a baixo, boa brega, enfim perfeito.
A faena foi rematada com um palmito de Fernandes e as “célebres” mordidelas do cavalo Morante, de Ventura, ao astado de Charrua. Apoteose!
Graças a Deus acabou bem este espectáculo, após vários sobressaltos.

E os forcados?

No campo da forcadagem a noite foi tranquila para ambos os grupos que pegaram dois toiros cada em solitário e um repartido, nomeadamente o último, o tal sobrero de bandeira.
Pelos Amadores de Alcochete foram solistas Vasco Pinto (cabo) e Fernando Quintela, ao primeiro intento
Francisco Souto Barreiros à segunda e Francisco Montoya à primeira, foram os solistas pelo Aposento da Chamusca.
No toiro que pegaram “a meias”, foi cara o forcado de Alcochete Joaquim Quintela que consumou à segunda.
Ambos os grupos estiveram bem na primeira praça do país.

Texto e fotos:DT/Redacção