DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Ganadero "parte a loiça". José Dias critica Governo e associação sobre a questão dos "toiros espanhóis"


Em entrevista ao jornal "O Mirante", o ganadero lança duras críticas:
 
- Quando é que os ganadeiros nacionais vão conseguir competir com os espanhóis que têm vindo a aumentar a presença em corridas de toiros portuguesas?
- Não competimos com os espanhóis por que não temos qualquer hipótese. Os toiros espanhóis vêm para Portugal a preços baixíssimos. Estão legais, mas foram comprados para abate. A guia traz uma validade de oito dias e durante este período são utilizados nas corridas. Lá vendem um toiro por 300 euros para abate e depois ainda cobram mais uns 750 euros para serem lidados aqui. No mínimo, um bom toiro não custa menos de 5000 euros. Ninguém se mexe para acabar com esta situação. E se começarmos a pressionar, depois os espanhóis não compram toiros portugueses.
- No ano passado a cavaleira Ana Batista queixou-se que os toiros espanhóis são difíceis de lidar.
- Os toiros que vêm de Espanha já têm cinco ou seis anos e não podem ser lá lidados porque já ultrapassaram a idade ou então são toiros com defeitos, como ainda vi recentemente uns com as patas e as unhas grandes. Com estas características os animais são muito pesados e por isso dificultam o toureio. Nesse sentido concordo com a Ana Batista.
- São os espanhóis que estão a estragar a Festa Brava em Portugal?
- Os principais responsáveis são os nossos governantes e a Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide. Há muitos ganadeiros que pertencem à associação e enviam toiros para a Espanha e por isso não se mexem porque não lhes convém. Os próprios directores de corrida não deveriam autorizar que um toiro que vem para ser abatido seja lidado.
- E os empresários?
- Tratam da vida deles. Porque quanto mais barato comprarem, mais ganham.
- Estamos sempre a ouvir que os toiros não são um negócio rentável. Mas continuam a existir muitas ganadarias.
- Os ganadeiros são na sua grande maioria senhores muito ricos, com muitas propriedades, que se dedicam ao negócio mais por paixão. Ninguém pode viver directamente de uma ganadaria.
- Também é um ganadeiro rico?
- Não tenho prejuízo, mas também não tenho lucro. Se fosse a contabilizar as horas que faço à noite com o meu filho não haveria dinheiro que pagasse. Faço isto mais por paixão e carolice.

* Entrevista completa na edição semanal de "O Mirante".