DIÁRIO TAURINO TRIUNFADOR EM 2011, 2012 e 2013! ESTE BLOG FOI GALARDOADO COM OS TROFÉUS IMPRENSA do SORTILÉGIO CLUBE-REGUENGOS DE MONSARAZ (2011), TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ESTREMOZ (2011) E AINDA COM O TROFÉU IMPRENSA DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA NOSSA SENHORA DO CARMO, EM SOUSEL (2011 e 2012). EM 2013 GALARDOADO PELA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DE ALAGOA. OBRIGADO A TODOS OS LEITORES. ESTES TROFÉUS SÃO VOSSOS!
--------------------------A informação taurina passa diariamente por aqui. Um blog ao serviço da festa e dos toureiros portugueses----------------------

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Os "Quixotes" não desistem. Nós também não


Todos temos direito de nos expressar livremente. Quem nos ler ou
ouvir, é que pode considerar se o fazemos  dizendo patetices, se
somos, ou não, pretensiosos, provocadores, oportunistas, se sentimos,
ou não, com sinceridade o tema que abordamos. Se é somente dar nas
vistas o que procuramos. Por essa razão nunca liguei aos sites
anti-taurinos existentes na net.

Todavia um amigo sugeriu-me que  lhes desse atenção. " Tu, eu, e todos
os que gostam de touradas são apelidados de pedófilos, torturadores,
selvagens, cavernícolas, bestas humanas - sádicos - bombistas (!!!) -
canibais(!?) - representantes da extrema direita - tauricídas
(neologismo bem achado talvez já presente no novo acordo ortográfico))
- sinistros - criminosos -  vergonhosos - labregos - sanguinários -
bacocos - nazis - vândalos - gente do tempo da pedra lascada -
ignominiosos ( título que por pouco vulgar é igualmente de apreciar) -
talibãs - bárbaros, etc., etc." - Pelos vistos pouparam-nos as mães
que, nestas circunstâncias, costumam ser chamadas à baila. Sempre
depreciativamente. Claro. Lindos meninos!

Tendo simpatia e consideração por muitos anti-touradas,conhecendo a
sua educaçaõ e nível intelectual, não acredito que tal linguagem,
baixa e agressiva, lhes pudesse ser, atribuída. Esta, é outra gente.

Assim, com a tolerância que a idade e experiência de vida me deram,
comecei por encarar com humor e indiferença estes exageros,
objetivamente, ofensivos. São jovens Senhor! Perdoai-lhes. Disse para
mim mesmo com bonomia.

A não ser os dois termos mais rebuscados que salientei, todos os
outros já foram utilizados por mim. Quando era jovem e  em
circunstâncias extremas. Com uma diferença, disse-os cara a cara.
Pessoalmente. É verdade que não havia Internet mas, mesmo que
houvesse, numa circunstância destas, o meu "ADN" impedia-me de a
utilizar. Marialvices...dirão. Pois que sejam...Cobardia é que não é.

Chamada a minha atenção para os sites anti-taurinos, logo me lembrei,
como já disse, e espero que o de  La Mancha, o imortal Cavaleiro da
Triste Figura me perdoe, de apelidar os "anti", de "Quixotes". .

Montados no Rocinante, que será o padecimento  do toiro. Pindéricas
mas sempre ruidosas e coreografadas manifestações anti-taurinas à
porta das praças, funcionando como lança. A P.S.P. delimitando um
espaço para os "Quixotes", simboliza o fiel escudeiro Sancho Pança que
tudo fazia para desculpar os disparates do seu amo.

Pois dizem os "Quixotes", no site onde se lia "TOURADAS SÓ NA CAMA" (
frase infeliz -pelo menos-que após a ter denunciado, saiu do site)
referindo-se a uma iniciativa da PRÓ-TOIRO: "Nós já conhecemos todas
as justificações que apresentam". Pois os taurinos dizem o mesmo da
argumentação dos "Quixotes".

 Os do "TOURADAS SÓ NA CAMA" têm até o desplante de desafiar os
taurinos a manifestarem-se. A responderem às suas provocações que
parecem estarem gravadas numa cassete. Sempre iguais.
 O curioso é que, avisam, para fazer o comentário é preciso conta do
google e o mesmo ser pré-visualizado. Depois, com o maior
descaramento, dizem que os taurinos não respondem por recear os do
"TOURADAS SÓ NA CAMA". Por mim tentei, não dentro dos moldes
capciosamente impostos, é verdade, mas o meu texto foi recusado.
Afinal quem tem medo?

Brevemente irei falar sobre a bandeira que serve de capa aos
"Quixotes", aos "anti", os tais maus tratos infligidos aos toiros. Não
o faço agora por ir já longa a "conversa".

Porém uma última coisa. O site ex- "TOURADAS SÓ NA CAMA", está sempre
a insistir para que se justifiquem os espetáculos tauromáquicos
cientificamente. O que os taurinos não são capazes de fazer. Dizem.

Também eu tenho pedido que me expliquem, científica ou logicamente,
qual a razão porque o toiro não reage como os outros animais. Não foge
quando lhe espetam as bandarilhas ou lhe cravam as puyas.
Até vai ao seu encontro. Será masoquismo como já perguntei?. Será que
os do elegante e extinto dito   "TOURADAS SÓ NA CAMA "  me podem
explicar este insólito comportamento?

Os taurinos têm uma explicação. Aliás já a apresentei. Até aqui nenhum
dos sites "anti" a contestou. O que me deixa, simultaneamente, vaidoso
e desiludido. Afinal quem responde ao cite? Depois de nos terem
insultado, chamado tantos nomes desagradáveis ninguém arranca? Ninguem
sai do burladero?

Carlos Patrício Álvares (Chaubet)